A prática de fazer jóias na China começou há mais de 5.000 anos atrás, durante o Médio Delta do Yangtze neolítica Yang-Shao e culturas Lungshanoid. Como design de jóias chineses desenvolveram, os motivos foram adotadas projeto elaborado que tinha significado religioso específico, e eram tradicionalmente usadas em cerimônias budistas.
A história chinesa começa muito cedo com o mítico "Soberanos Three" (Três Augustos) que foram Fu Xi (Fu Hsi) o "Soberano Celestial", Nuwa o "Soberano Terra", e Shennong o "Soberano do Homem." Três Soberanos foram governantes mitológica da China, e reis-deuses, durante o período de c. 2852 aC a 2205 aC, precedendo imperador Yu (aka Sì Wénmìng ou "Yu, o Grande") da dinastia Xia. Nuwa era uma deusa criadora feminina que foi creditado com a criação da humanidade, e reparar o muro do céu. Nüwa era tipicamente representado com corpo de uma serpente.
Segundo a mitologia imperador chinês Huang-di (conhecido como o "Imperador Amarelo") é dito ser o ancestral de todos os chineses Han, tornando-se uma divindade principal do taoísmo durante a Dinastia Han. Huang-di reinou de 2497 aC a 2398 aC, e é dito que viveram a 100 anos de idade, pai de mais de 25 crianças. Diz a lenda que sua esposa, Luo Zu, ensinou os chineses como tecer a seda do bicho da seda. Após a morte de Huang-di é que se diz que um dragão desceu do céu, levando-o embora. Alternativly, Huang-di-se transformado em metade homem-dragão meio e voou para longe.
Motivos chineses Jóias e Materiais
O dragão e Phoenix foram motivos populares em jóias chinesas cedo, e permanece assim hoje. O dragão representa as forças primordiais da natureza e o universo, e estão associados com sabedoria e longevidade. O "cinco garras" dragão era um símbolo dos imperadores chineses, enquanto o Phoenix, ou fenghuang era o símbolo da imperatriz chinesa.
Imperadores Fu Xi (direita) e Nuwa c. 2800 aC
Imperador Amarelo (c. 2390), o Soberano Nüwa Earthly
O brinco foi um dos itens mais comuns de jóias chinesas, o que poderia ser usado por qualquer homem e a mulher. Brincos podem ser bastante complicados e grandes. Jóias chinesas , no início , eram fabricadas usando prata como um metal dominante, juntamente com pequenas quantidades de ouro e bronze .
Sem dúvida, um dos materiais mais importantes, e premiado usado em jóias de jade chinês foi, conhecido como " Jade imperial chinesa . " Jade foi atribuído com o humano-como atributos como beleza e resistência. Jade foi usado como um talismã para proteger o usuário e como um símbolo de status indicando a dignidade, graça e moral do proprietário.
Jin Dynasty jade c. 350 dC
Fenghuang (aves), c. Segundo século aC
A maioria dos jade usado na China antes dos séculos 17 e 18 foi nephrite, que também era conhecido como "Jade Ming." Há um antigo provérbio chinês que diz: "o ouro é estimável, mas jade é inestimável." Primeiros anéis de jade mostram evidências de que está sendo trabalhado com um tipo antigo de fresadora composto. Água salgada pérolas foram outra jóia indígena que foi popular em toda a China.
Coroa Imperador Ming Zhu Yijun do c. 1619
Carving Jade
Azul foi, e ainda é , uma cor "Imperial" na China, usado para simbolizar a realeza e / ou classificação, e azul de esmaltação foi usado para embelezar ornamentação real. Penas azuis kingfisher às vezes eram afixados headpieces jóias como acentos decorativos.
Na China, a jóia era usada por ambos os sexos para mostrar tanto a nobreza e riqueza. As mulheres usavam uma variedade de jóias, que poderia incluir um cocar ou uma simples cabeça de banda, que foi similar para as mulheres do Vale do Indo . Jóias, amuletos religiosos e outros artigos decorativos eram colocados nos túmulos dos falecidos após o enterro.Governantes e altos funcionários eram sepultados com artefatos de jade para proteger em vida após a morte, e alguns realeza eram mesmo enterrado em um conjunto completo feito de verde jadeite .
Jóias Ming Dynasty Pinos
Ming Dragão Mantilha
Hoje na China, pérolas (de água doce e água salgada), jade (nephrite e jadeite), e cloisonné esmaltação permanecem os materiais gemstone mais popular na China. Os chineses não esquecem o passado, e essas jóias são parte integrante de sua cultura, herança e espiritualidade.
Rota da Seda da China Antiga
A "Rota da Seda", antigos ou "Rota da Seda", não foi uma única passagem caminho, mas uma extensa rede interligada de rotas 5.000 quilômetros de extensão comércio que atravessou o continente asiático ligando a China e Sudeste da Ásia com o Vale do Indo e da Pérsia , bem como as culturas antigas do Mediterrâneo de Canaã , Egito , Micenas e Roma .
Embora o nome implica que a seda foi negociado ao longo destas rotas, este certamente não foi a única commodity a ser importado de leste a oeste. Durante o 3 º milênio aC, pedras semipreciosas, tais como lápis-lazúli , e bens, tais como algodão egípcio fizeram a sua leste caminho ao longo da Rota da Seda , enquanto jade , marfim , cera de abelha, cânfora, almíscar e seda da China, Bornéu e da Índia fizeram o seu caminho para o oeste .
Sob a dinastia Tang (618-907 AD), e seu poderoso general Su Dingfang, China controlava a Rota da Seda toda tão longe como Aria (atual Herat, oeste do Afeganistão), impondo seu domínio com a ajuda do göktürks que agora realizado títulos chineses, e lutaram lado a lado com os chineses para manter o controle.
Durante Leste da China da Dinastia Han (206 aC-220 dC) uma rota marítima foi adicionado ao Silk rotas terrestres Road. A rota marítima começou na foz do rio Vermelho, perto dos dias de hoje Hanói, viajando através do Estreito de Malacca do sudeste da Ásia, para Sri Lanka e da Índia, depois para a Pérsia, Axum (atual Etiópia) e Roma.
Pendentes em Jade
Foto British Museum
As antigas jóias chinesas possuíam uma grande variedade de formas e a maneira como homens e mulheres as utilizavam se relacionava diretamente com as intrincadas convenções de etiqueta social e o senso estético da sociedade chinesa durante os períodos que compreendem as dinastias Xia (2003 – 1562 AC) e Ming (1368- 1644 BC). As jóias eram usadas para ornamentar cabeça, orelhas, pescoço, peito, mãos, pés e até templos e podiam ser feitas em ouro, prata, ferro e bronze. As gemas preferidas eram o jade e a turquesa.
Na antiga sociedade imperial chinesa, os penteados e ornamentos de cabeça determinavam o status social de que os portava. A simetria era de vital importância para um perfeito adorno capilar - que combinava o penteado com as jóias escolhidas - e era até mais considerado do que o próprio valor das jóias em si. Em geral, odesign das peças refletia a arquitetura da época, que utilizava a repetição de elementos ou grupos de elementos para conseguir pureza estética e equilíbrio. Assim, não somente as jóias e o penteado confirmavam o status social, mas também contribuíam de forma inequívoca para que a pessoa se tornasse visualmente um perfeito sistema estético.
As jóias mais populares do período imperial chinês foram os brincos. Estes tinham formas e estilos extremamente variados, sendo a arquitetura a principal fonte de inspiração, mais até do que a natureza.
Os ornamentos de pescoço incluíam colares, torcs (colares geralmente rígidos e usados próximos ao pescoço por proteção, compostos quase sempre por fios de ouro retorcidos; representavam riqueza, poder e coragem e também eram usados pelos homens em batalhas para demonstrar grau de comando; em geral tinham as suas extremidades decoradas com figuras zoomórficas (o dragão e o leão eram os prediletos) e peitorais. Algumas dessas jóias tinham somente uma função ornamental, enquanto que outras possuíam funções mágicas ou utilitárias.
Os peitorais eram outro tipo de adorno para pescoço e nas dinastias mais antigas eram compostos de correntes com um camafeu no centro. Mais tarde tomaram a forma de um disco chato, possivelmente inspirados em moedas, já que peitorais mais recentes, em forma de disco, possuem moedas na sua composição. Eram usados por membros da classe mais alta e em estátuas ou pinturas que representavam deuses.
Os braceletes também eram adornos populares e eram confeccionados geralmente em formas triangulares e circulares. Podiam ser maciços ou ocos e às vezes possuíam extremidades zoomórficas e eram usados por homens e mulheres igualmente, podendo ser em pares ou uma só peça. Existiam também os braceletes para tornozelos e seu design mais popular continha as duas extremidades da cobra, símbolo da força vital para os chineses.
Os anéis serviam para adornar ou cumprir funções, como atuar como selo, e eram confeccionados em secção triangular, circular, oval ou chata. As imagens representadas podiam ser zoomórficas ou antropomórficas, sendo as zoomórficas as preferidas. Também era muito comum o anel em forma de cone que vestia o dedo inteiro e possuía uma ponta bem afiada. Na classe mais alta era usado em todos os dedos das mãos.
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