Esmeralda é uma variedade do mineral berilo (Be3Al2(SiO3)6), a mais nobre delas. Outras variedades de berilo são a água-marinha, a morganita, o heliodoro, a goshenita e a bixbyíta. Sua cor verde é devida à presença de quantidades mínimas de crômio e às vezes vanádio. É altamente apreciada como gema e o preço por quilate a coloca entre as pedras mais valiosas do mundo, perdendo algum desse valor frequentemente devido às inclusões que ocorrem em todas as esmeraldas, Elas, porém, são úteis pois ajudam a identificar a gema e podem indicar sua procedência. Tem dureza de 7.5 - 8.0 na Escala de Mohs, no entanto esta dureza pode ser bastante reduzida dependendo do número e tamanho das inclusões. As principais jazidas de esmeraldas são colombianas, mas pode ser encontrada também no Brasil em Campo Formoso,Campos Verdes - goias, Rússia e no Zimbábue. É transparente e opaca, mas apenas as variedades mais preciosas são transparentes. A etimologia da palavra "esmeralda" pode provir de duas origens:
do grego "smaragdos"
do hindu antigo, de significado "pedra verde"
A esmeralda é extremamente sensível a pancadas fortes, riscos e mudanças de temperatura repentinas.
A esmeralda é talvez a pedra preciosa colorida mais popular e valiosa - atrás, é claro, do diamante, o qual fica à frente muitas vezes por não ter cor. No entanto, nem todas as esmeraldas são tão valiosas quanto poderia se achar. Então como saber o valor verdadeiro de uma esmeralda? Esse valor depende de uma combinação de atributos: Lapidação, Peso, Cor e Pureza. Uma esmeralda verde perfeita, grande, consideravelmente pura de lapidação perfeita é a mais valiosa. Mas como reconhecer e saber o valor da esmeralda examinando todas essas propriedades?
A cor é o atributo mais importante dessa pedra preciosa. Ela deve ser um verde brilhante intenso, nem escuro demais, nem pálido demais. Além da cor, analise o tom. O tom é a profundidade da cor- quão escura ou clara a cor parece. O tom pode variar de incolor a preto. O tom da esmeralda é conhecido como “claro,” “claro médio,” “médio,” “escuro médio,” e “verde escuro.” Sempre escolha o tom escuro médio, pois um tom verde escuro não faz a pedra brilhar.
Mais quilates quer dizer mais peso e maior tamanho, e maior tamanho, por sua vez, significa mais valor. Como esmeraldas grandes são raramente encontradas, elas são consideradas as pedras de maior qualidade. A esmeralda com um quilate vai custar mais do que duas vezes o preço de uma de meio quilate. Às vezes a lapidação pode fazer uma esmeralda parecer maior (ou menor) do que seu peso verdadeiro. Logo, sempre assegure-se de ver o peso certo antes de comprar. Se tiver sorte, pode conseguir uma esmeralda de 3 quilates de boa qualidade, a qual tem o melhor preço do mercado.
A lapidação também afeta o valor da esmeralda. Uma pedra lapidada precariamente não vai brilhar ou refletir a luz das facetas inferiores. Você será capaz de enxergar através dela. Em algumas pedras mal lapidadas, as facetas se sobrepõem e são conectadas por linhas em vez de pontos. Com uma lapidação regular, há um certo brilho, mas as facetas são desiguais. Com uma lapidação perfeita, a luz reflete em cada faceta e você não consegue ver através dela, só vê o brilho.
Analise a clareza, embora ela não seja tão importante como a cor para determinar o valor, já que fissuras ou inclusões são comuns em esmeraldas naturais. No entanto, uma clareza ruim pode levar a problemas de durabilidade. Logo, você deve tomar cuidado com inclusões que chegam à superfície da pedra. Uma pedra com clareza ruim terá rachaduras demais, partículas brancas finas etc; além disso você não será capaz de enxergar dentro dela - a luz não é refletida em gemas tão baratas. Clareza regular significa transparência o suficiente para deixar passar um pouco da luz e um pouco de brilho. Em uma esmeralda perfeitamente clara, não haverá translucidez ou inclusões visíveis.
Há diferentes tonalidades de esmeraldas. Confira:
Nenhum comentário:
Postar um comentário