segunda-feira, 5 de maio de 2014

Conheça a Zircônia Cúbica e o Moissanite

Zircônia Cúbica (ou CZ) dióxido de zircónio (ZrO2) é uma gema produzida em laboratório como imitação do diamante. Encontra-se zircônia na natureza, mas cristalizada no sistema monoclínico, não cúbico, constituindo o mineral chamado baddeleyíta. A zircônia cúbica não pode ser considerada um mineral sintético porque mineral, por definição, é uma substância natural. Tampouco pode ser chamada de gema sintética, porque sintética é a gema produzida em laboratório, mas que existe também na natureza. Como ainda não se achou zircônia cúbica na natureza, ela deve ser classificada como gema artificial. A zircônia cúbica é dura, com dispersão maior que a do diamante e geralmente incolor, mas pode ser produzida numa grande variedade de cores. Não deve ser confundida com zircão, silicato de zircónio(ZrSiO4).

Devido ao seu baixo custo, durabilidade e semelhança visual ao diamante; a zircônia cúbica tem sido a imitação de diamante gemológica economicamente mais importante desde 1976. Seu principal concorrente, como gema sintética, é o mais recente material cultivado, a moissanita.

Aspectos técnicos:
A zirconia cúbica é, como seu nome indica, cristalograficamente cúbica.

Moissanite

Moissanite ring.JPGA moissanite, moissanita ou carborundum, é um mineral raramente encontrado na natureza composto por carboneto de silício SiC. Sendo estes nomes normalmente usados para se referir a cristais feitos em laboratório.
A sua designação deriva do nome do seu descobridor, o químico francês Henri Moissan (1852-1907), quando examinava amostras de rochas de uma cratera localizada no Canyon Diablo, Arizona, Estados Unidos, em 1893.
A moissanite forma-se sob variadas formas, do ponto de vista estrutura: hexagonal, romboédrica ou cúbica. A sua dureza é muito alta, com valor igual a 9,25.
Os grandes cristais de moissanite são comercializados como imitações de diamante.
É igualmente utilizada como abrasivo, sob a designação de carborundum.

Nenhum comentário: